MEI: 6 benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
MEI: Você que trabalha por conta própria é uma MEI, seja fazendo trabalhos digitais, ou com a venda de seus produtos, já tem conhecimentos dos benefícios que perde, por não ser um trabalhador regido pela CLT, não é mesmo?
Isto para muitos, já é razão para trabalhar formalmente, até porque, com um trabalho autônomo, você acaba ficando vulnerável, ou é pelo menos isso que muitos acham.
Apesar de muitas pessoas não saberem, um MEI, que nada mais é do que um Micro Empreendedor Individual, conta com diversos benefícios.
Portanto, se você tem interesse em saber quais são os 6 benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe, continue lendo este artigo, para
MEI- Micro Empreendedor Individual- O que é e como funciona?
Antes mesmo que possamos proporcionar mais informações detalhadas a respeito dos benefícios que o Micro Empreendedor tem direito, vale destacarmos do que exatamente o mesmo se trata.
De modo geral, podemos determinar que o MEI é uma versão mais simples de uma empresa.
Aliás, é o mais comum em todo o Brasil.
Atualmente, há cerca de 11 milhões de micro empreendedores individuais ativos.
O termo MEI foi determinado em lei como uma modalidade de emprego individual, com o objetivo de incentivar a formalização de trabalhadores, sem que haja qualquer vínculo empregatício.
Pode-se determinar como MEI, trabalhos comuns, como por exemplo manicures, diaristas e também motoristas de aplicativo.
É interessante deixarmos claro que através desta modalidade de trabalho, muitos podem começar o seu próprio negócio, sem que haja muita burocracia.
Logo ao tornar-se um MEI, você obtém um cadastro no CNPJ, que nada amis é do que “Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica”.
Com isto, será enquadrado em um regime tributário simples.
O que em outras palavras, significa que tal profissional terá apenas que pagar uma taxa fixa todos os meses para assim, ter acesso aos direitos que todos os MEI’s possuem.
6 benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
Benefício 1- Cobertura Previdenciária
A cobertura previdenciária é com certeza um dos principais benefícios que o MEI tem acesso.
Ao tornar-se um MEI, logo você tem acesso a algumas coisas que até então, muitos achavam que eram apenas para trabalhadores formais.
Como por exemplo: aposentadoria, seja por idade ou invalidez, auxílio doença, auxílio reclusão, salário maternidade, pensão por morte, entre diversas outras coisas.
Benefício 2- Emissão da Nota Fiscal
Um outro benefício interessante que os micro empreendedores possuem, é a emissão nota fiscal.
Apesar de para muitos não ser algo tão relevante, é válido destacarmos que a emissão da nota proporciona maiores oportunidades de negócios para o empreendedor.
Além disso, a emissão da nota fiscal significa também que o micro empreendedor terá maior controle de suas vendas, o que significa, que você terá um maior controle financeiro de quaisquer que seja a situação.
A credibilidade do vendedor também é algo garantida, já que há a comprovação da prestação do serviço.
Benefício 3- Declaração de renda simplificada
Uma vantagem que a declaração de renda simplificada proporciona, é a necessidade de declarar renda somente uma vez ao ano.
A declaração deve ser feita por meio da Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).
Benefício 4- Formalização simplificada
Uma das principais vantagens do MEI, é a formalização simples e sem burocracia.
Para você ter uma ideia, todo o processo de formalização pode ser feito por meio da internet, sem que seja necessário sair de casa.
Além disso, não há taxas para formalização, nem mesmo assinatura de contratos.
Benefício 5- Tributação simplificada
A tributação também é algo simples de se fazer, visto que a modalidade MEI já se enquadra nessa simplificação.
Portanto, para manter-se em dia com a Receita Federal, é necessário apenas pagar o DAS mensalmente.
Benefício 6- Linhas de crédito únicas
Como último benefício, vale destacarmos o fato de que os micro empreendedores tem acesso à específicas linhas de crédito.
As mesmas por sua vez, contam com condições e vantagens que se enquadram especificamente no perfil dos trabalhadores autônomos de pequeno porte