Dicas

CNH Social, mais de 22 mil vagas!

Publicidade

O governo do estado anunciou o lançamento do programa CNH Social 2022 no estado. Serão 22.020 vagas este ano, das quais metade, 11.010, serão ofertadas na Fase 1 e a outra metade na Fase 2.

As inscrições serão feitas apenas pelo site. A primeira fase começa em 10 de janeiro e termina em 14 de fevereiro. A lista de candidatos elegíveis será anunciada no dia 18 de fevereiro (primeira teleconferência). As inscrições para a segunda fase do CNH Social devem começar em abril.

Publicidade

O programa permite que jovens de baixa renda acessem gratuitamente todos os procedimentos para obtenção da carteira de motorista. Eles só poderão se inscrever em uma das três opções oferecidas: estudante, rural e urbana.

Confira os requisitos específicos para cada método:

Alunos: Para jovens de 18 a 25 anos que estejam cursando o ensino médio em uma instituição pública estadual. A média de notas determinada pelo Ministério da Educação pode ser usada como critério de desempate.

Cidades: Para moradores da cidade

Rural: Para residentes rurais

Critérios adicionais para CNH Social 2022

O CNH Social tem requisitos adicionais que exigem que todos os candidatos:

Pelo menos 18 anos (exceto para a Categoria D, onde a idade mínima é de 21 anos)

Saber ler e escrever

Inscrição válida no CadÚnico

Sem CNH ou processo de revogação de carteira de motorista aberto se o candidato solicitar a primeira CNH

Não cometeu uma violação grave ou muito grave nos últimos 12 meses, ou é reincidente de uma violação moderada

Para classe D, você deve ter sido licenciado por pelo menos 2 anos.

Após o registro, você deve imprimir um recibo. Os candidatos selecionados devem se cadastrar online no site e receber o CNH Social Passport, que é necessário para acessar o programa.

Os candidatos reivindicados poderão fazer cursos práticos e teóricos gratuitos no centro de formação de condutores parceiro da sua escolha. Eles também dispensaram várias taxas do Detran e permitiram até 3 retestes gratuitamente.

É necessária uma segunda teleconferência para preenchimento das vagas remanescentes da primeira teleconferência, em data a ser divulgada.

Vale lembrar: a CNH social é um programa que oferece isenção de taxas do Detran para pessoas de menor renda. Desta forma, eles podem facilmente obter a Qualificação B.

Assim como a CNH Especial PCD, a CNH Social é um programa de CNH que proporciona alguns benefícios a uma parcela da população brasileira.

Assim como uma CNH tradicional, quem deseja obter a habilitação por meio desse programa deve passar por todos os procedimentos previstos pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito):

exame físico;

aulas teóricas e exames;

Aulas práticas e exames.

Como os benefícios da CNH social são muitos, existe um processo de avaliação para saber quem realmente se qualifica para o programa.

Depois de todas as informações, se você tiver interesse em fazer a CNH SOCIAL, se inscreva pelo site. E boa sorte!