Banco central lança nova ferramenta: Veja!
Banco central lança ferramenta para informar se você tem dinheiro para receber de bancos
A ferramenta lançada pelo Banco Central permite saber se você tem dinheiro para receber dos bancos. Segundo o BC, há pelo menos R$ 8 bilhões em instituições financeiras – veja o passo a passo de como fazer uma consulta e descubra se você é credor.
Qualquer pessoa pode verificar se possui recebíveis de instituições financeiras. O Registrato, sistema do Banco Central (BC) que disponibiliza recursos de informações sobre a pessoa física em finanças, abriu uma função para o usuário verificar se tem direito aos.
Até agora, a Registrato liberava consultas sobre dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias ou inativas) e transferências de dinheiro para o exterior. Cerca de R$ 8 bilhões estão parado entre bancos e instituições financeiras, segundo o BC.
Você pode pedir um resgate de duas maneiras para obter seu dinheiro de volta. A primeira será especificada diretamente através do Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha cumprido o prazo junto ao BC. Em outros casos, serão necessários os dados de contato no sistema e a instituição da forma de pagamento ou transferência. O Sistema de Informações de Recebíveis (SVR) no site do BC permite o acesso aos fundos remanescentes nas contas para pessoas físicas e jurídicas e facilita o processo de reembolso.
O sistema fornece informações sobre os créditos de contas financeiras encerradas, as contas bancárias, bem como os recursos solicitados e as cotas de capital não compensadas pelas contas bancárias de crédito após o fechamento do consórcio. A consulta é feita em duas etapas. Primeiro, você verifica se tem dinheiro para receber. Se o sistema recusado, sua pesquisa será concluída. Se disser sim, você terá que procurar o valor no Registrato.
Como fazer uma consulta?
Na página do Banco Central, visite a seção Minha Vida Financeira. Em seguida, clique na seção Valor a receber.
Role até o final da página e clique no último item, chamado Consulta de extrato de contas a receber. Em seguida, pressione “Iniciar Consulta” e insira o número do seu CPF.
Após a verificação digital, o sistema informará se você possui recebíveis bancários. Se você não fizer isso, não adianta seguir em frente.
Caso o sistema mostre que os recursos precisam ser resgatados, você deve verificar o valor e a instituição por meio do Registrato, o portal do BC que permite ao cidadão consultar suas informações financeiras.
Se você não estiver registrado, você deve inserir um login e senha para acessar o registrador.